Depois de oito anos sem receber verbas do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), o Governo do Estado conseguiu, a partir de 2008, atrair investimentos do Ministério do Turismo (Mtur) para Sergipe. O mais recente deles foi garantido na última quinta-feira, 20, durante reunião com o ministro Luiz Barretto, em Brasília. O governador Marcelo Déda assegurou o montante de R$ 5.278.157,00 para a construção da rodovia ligando os povoados Convento a Pontal, no município de Indiaroba.
Com o convênio, o ministro deu o passo inicial para o processo de antecipação de contrapartidas do Governo Federal, assegurando a participação de Sergipe no Prodetur. Para fazer parte do programa, a atual administração teve antes que enquadrar o Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e desenvolver projetos adequados às normas do Ministério do Turismo, o que não estava sendo feito e colocou Sergipe na condição de último estado do Nordeste a integrar a linha Prodetur Nacional.
A Carta-Consulta de Sergipe foi aprovada no final de 2008 pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério do Planejamento e prevê o investimento total de US$ 100 milhões em cinco áreas: Estratégia de Produto Turístico; Estratégia de Comercialização (Informação, Promoção e Distribuição); Fortalecimento Institucional; Infraestrutura e Serviços Básicos; e Gestão Ambiental.
O Prodetur Nacional é uma linha de financiamento firmada através de convênio entre o Governo Federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Dos US$ 100 milhões em recursos que serão aplicados em Sergipe nos próximos anos, 50% serão de contrapartida, sendo 40% do Governo Federal e 10% sob responsabilidade do Governo do Estado.
Novos investimentos
A rodovia que será construída no litoral sul sergipano representa mais um esforço do Governo do Estado para consolidar o turismo na região. "Essa integração é fundamental porque, quando a ponte Estância-Indiaroba estiver implantada, será preciso que todos os destinos turísticos nas cabeceiras da ponte tenham acesso viabilizado para promover e ampliar o turismo na região", avalia o governador Marcelo Déda.
A obra no território Sul vai permitir o desenvolvimento do complexo turístico da foz do rio Real, que engloba os povoados Convento, Pontal e Crasto, a Ilha do Sossego, a Praia do Saco e a Ilha da Sogra, além de Mangue Seco (BA).
Durante a audiência, o governador apresentou outras demandas do Estado visando atender as necessidades mais urgentes de Sergipe e atender aos principais pré-requisitos para que a missão do BID possa ser recebida. Entre elas, a implantação da rodovia que dá acesso à praia do Crasto, em Santa Luzia do Itanhy, e a segunda etapa da Orlinha do Bairro Industrial, que mudou a realidade da área e melhorou a qualidade de vida dos aracajuanos. Somadas, as duas obras custarão pouco mais de R$ 9,8 milhões.
Déda também reivindicou junto a Luiz Barretto investimentos do Governo Federal para a realização de estudos ambientais e ações de desenvolvimento institucional, capacitação e qualificação de mão-de-obra, totalizando R$ 1.350,00. Por fim, na componente 'Estratégia de Comercialização', o governador pleiteou R$ 3,5 milhões para a produção e veiculação de material promocional nos mercados regional e nacional sobre o destino Sergipe.
Promoção de Sergipe
De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Turismo, Jorge Santana, que também participou da audiência, o ministro comprometeu-se a aprovar outros recursos ainda este ano e o restante em 2010, garantindo quase R$ 20 milhões em investimentos. "Estamos avançando no Prodetur, mesmo sem ter assinado o convênio com o BID. Foi uma excelente notícia saber que o Governo Federal se comprometeu a atender esse conjunto de investimentos dentro da sua cota de contrapartida", explicou, ao lembrar que uma missão do Banco virá a Sergipe ainda este ano e o contrato de empréstimo será celebrado no início de 2010.
Ainda segundo ele, o governador encara o turismo como Política de Estado e considera Sergipe pronto para atender o turista, bastando intensificar a promoção. "O que falta agora é atrair o turista, e por isso o investimento de R$ 3,5 milhões será fundamental", disse Jorge Santana. A campanha incluirá peças de marketing a serem veiculadas em mídias nacional e regionais e é vista como prioritária também pelos empresários do setor turístico.
Já o presidente da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), José Roberto de Lima, destacou como uma conquista muito grande para o trade a estratégia de divulgação de Sergipe que está sendo elaborada. "Sergipe será o primeiro estado a ser financiado com recursos do Prodetur para a promoção do destino e nossa proposta está servindo de modelo para os demais", destacou.
Lima também afirma que as ações de capacitação de mão-de-obra irão colocar Sergipe num patamar em que nunca esteve, no quesito receptivo turístico. "A promoção do estado e a qualificação profissional vão impulsionar Sergipe para competir de igual para igual dentro do mercado nordestino de turismo", completou.
Outra ação da Emsetur para divulgar Sergipe nacionalmente foi a assinatura de um convênio com a CVC e a TAM Viagens, as duas maiores operadoras de turismo do Brasil. "Fechamos convênio com a CVC para promoção do destino Sergipe e mídia compartilhada. A novidade nesse processo é que os empresários do trade também terão participação financeira, somando-se ao Governo nessa iniciativa", comentou José Roberto.
O objetivo é aumentar o fluxo turístico em Sergipe, dobrando a quantidade de voos charters (fretados) para o estado. "Queremos aumentar as vendas dentro da operadora CVC e vamos acompanhar de perto o alcance da nossa meta. Nossos cálculos são de que o impacto dessa ação será muito maior do que o valor que estamos investindo", finalizou o presidente da Emsetur.
Outras ações
Até o momento, o Governo de Sergipe firmou convênios com o MTur referentes à sinalização turística, implantação e melhoria de infraestrutura, fortalecimento institucional e elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável do Pólo Velho Chico. Desses, apenas cerca de R$ 100 mil foram efetivamente utilizados para pagamento de serviços de sinalização turística da Rota Aracaju-Xingó e Orla de Atalaia.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias
|