Após passar por Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Ribeirão Preto (SP) chega a capital paulista o evento "Embaixadores de Sergipe". Cerca de cem agentes de viagens participaram na noite desta segunda-feira (31/08), no Hotel Sonesta São Paulo, do evento. "Divulgamos nossos principais produtos: Aracaju e Cânion do Xingó. Apesar de recebermos 600 mil turistas por ano, a metade é composta por visitantes a negócios e que permanecem pouco tempo. Nossa meta é aumentar o número de turistas a lazer, notadamente de famílias", explica José Roberto de Lima Andrade, presidente da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur).
Além da Emsetur, o encontro conta com a parceria do Aracaju Convention & Visitors Bureau, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Aracaju e da Tam Viagens. De acordo com Adriano Gomes, gerente da Tam Viagens, a operadora obteve um crescimento de 400% na geração de room nights para o Estado de Sergipe em 2009. "Neste ano já enviamos 15 mil turistas. Enquanto em 2008, nossa marca havia ficado em quatro mil visitantes", destaca Gomes, mencionando que grande parte deste trabalho também foi resultado da mudança de comunicação na oferta de produto. "Vendemos Sergipe como um destino de cultura e história e que também tem sol e mar", completa o gerente.
Aliado a isso, Sergipe ganhou novos investimentos em hotelaria. O estado possui sete mil leitos, sendo que mil foram instalados neste ano. Além do Starfish Aracaju, a capital sergipana ganhou dois empreendimentos da rede Atlantica, um da bandeira Quality e outra Radisson. Em breve, Aracaju terá mais um hotel de marca internacional. O Mercure Aracaju, do Grupo Accor, está localizado na Orla de Atalaia e será inaugurado em setembro. "Além disso, a partir de um acordo com o Ministério do Turismo, conseguimos uma verba R$ 3,5 milhões para a promoção. Vamos estar nas principais mídias e especialmente nas publicações femininas com o slogan "Sergipe, um novo destino, uma nova emoção", ressalta Andrade.
No campo da capacitação, a Emsetur dará continuidade ao programa "Sergipe de Braços Abertos". No ano passado, a entidade qualificou 500 profissionais do setor da hotelaria e guias de turismo. A partir deste segundo semestre, a entidade focará no treinamento dos empregados de bares e restaurantes e dos taxistas. A estimativa, segundo o presidente, é ter 20% da mão de obra do estado empregada no mercado de turismo até 2010. A segunda etapa do "Embaixadores de Sergipe" seguirá em outubro para os Estados do Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas, Pernambucano e Goiás.
Fonte: Mercado e Eventos
|