Nova pagina 1

 Sergipe
    


 
Política

 Cidade - Cotidiano

 Segurança Pública

 Esportes Sergipe

 Concursos

 
Baladas - Diversão

 Cultura e Arte

 
Artigos e Entrevistas

 Sergipe pelo Brasil

 
Turismo - Sergipe

 Envie um cartão postal

 Sergipe em imagens

 Conheça Sergipe

 Dados Geo-Econômicos

 Brasil / Mundo

 Política

 País

 Concursos

 Educação

 Placar On Line

 Esportes

 Olimíadas

 Turismo no Brasil

 Mundo

 
Cadernos

 ClickSe - Rapidinhas

 
Vestibular - Enem


 
Transposição


 
Artigos e Entrevistas

 
Tecnologia-Informática

 
Notícias Jurídicas

 Ciência e Saúde

 
Meio Ambiente

 Cultura e Arte

 
Mundo Artístico

 Estilo - Moda

 
Bichos e Cia

 
Veículos

 Interatividade 

 Chat

 Contato

 Blogs e Sites

 Fale Conosco

 Links Úteis

 Mídia de Sergipe

 Newsletter

 Opiniões e Cartas

 Envie Imagens

 Ver Comentários

 Você Repórter

 Widgets

   


 ClickSergipe Informa 

 Cotação do Dolar

 
Loterias

 Lista Telefônica

 Vôos On Line

 Tirar Passaporte

 Fuso Horário

 Resumo de Novelas

 Horóscopo

 Sites + Procurados

 Cálculo Exato

 Preço de Remédios

 Olho no Dinheiro

 Mapa Google Sergipe


 Esportes 

 Esportes em Sergipe

 Esportes Brasil

 Eliminatórias da Copa

 Brasileirão -  Série A

 Brasileirãó - Série B

 Brasileirão - Série C

 Brasileirão -  Série D

 Vôlei

 Fórmula 1

 Liga dos Campeões

 Basquete

 Esportes Aquáticos

 Esportes Radicais

 Olimpíadas


    

 

 


Visite vários pontos turísticos de Sergipe Quando voltar, me conta como foi!!!

 


Aracaju,
 
comente    -    veja comentários


Lagoa Redonda - Travessura da Natureza

31/5/2009

Se você tiver mais alguma imagem deste paraíso,

nos envie por favor.

 

O melhor modo de entender a lógica da vida é saber definir e entender o significado das coisas. No entanto, a grande dificuldade é entender coisas muito complexas e abrangentes. Por exemplo: Pergunte a seus amigos o que é o amor. Fatalmente teremos respostas tão diferentes que não conseguiremos extrair em poucas palavras o significado do que é o amor. Isso acontece com a natureza. Podemos definir como: “‘Alguma coisa que não teve a intervenção do homem”. Muito simplista não é?? Pois é.

Quando tentamos entender como a natureza é grandiosa e como ela age, mais temos dificuldades de encontrarmos uma definição que seja simples e que cubra toda a influência que ela exerce em nossas vidas.  Um exemplo de como a natureza é traquina e muda os ambientes e a vida dos que vivem neles é LAGOA REDONDA.

Mas porque lagoa redonda é tão interessante assim? Para entendermos o significado deste local e o que a natureza fez com ele vamos falar um pouco sobre as dunas.

O que é uma duna?

Segundo a enciclopédia livre (Wikipédia), duna é uma  montanha de areia criada a partir de processos eólicos (relacionados ao vento). Dunas descobertas são sujeitas à movimentação e mudanças de tamanho, pela ação do vento. O vale entre as dunas é chamado slack, ou seja, dunas são montes de areia formadas pelo vento e pelo mar. Quando o vento sopra, leva a areia e com o tempo viram dunas. Dunas não precisam ser necessariamente grandes, muitas delas são bem pequenas.

Com isso, vemos como a natureza tem a capacidade de mudar a estrutura das dunas através do vento e formar lagos e lagoas com o passar dos anos. Lagoa redonda é simplesmente um local como esse.. Trata-se de dunas que se formaram com a ação do vendo vindo da praia… e formando uma lagoa de água límpida porém de aspecto avermemelhado e uma temperatura agradável, haja visto que no verão a temperatura da areia das dunas é muito alta.

Mas onde fica lagoa redonda? Será que fica em algum deserto nos Estados Unidos? ou na África? Não mesmo, fica bem mais perto. Fica aqui mesmo em Sergipe. Mais precisamente no município de Pirambu. Por sinal, fica a poucos quilômetros de Aracaju. Com a construção da ponte que liga Aracaju-Barra dos Coqueiros o percurso ficou menor do que ir pela BR. Em menos de 1 hora você já estará em Lagoa redonda. É só seguir pela SE 204, passar pela entrada da cidade de Pirambu, seguir em frente por mais cerca de 5 km para chegar  ao acesso de Lagoa Redonda à direita da estrada. Sobe uma pequena ladeira e entra à direita de novo em um pedaço de asfalto (não se iluda é apenas um pedaço – mas a estrada de barro chega a ser melhor do que o asfalto). Seguindo em frente, vai passar pelo povoado até chegar no riacho da Lagoa Redonda.

Chegando lá, temos uma boa surpresa: Como de costume, nesses locais paradisíacos temos um bar muito simples porém muito bom. Neste caso, o bar se chama ”Dunas Bar e Restaurante”, onde se servem pratos típicos da região. Se colocam até mesas no riacho onde você pode comer a vontade com a água em seus pés.

O passeio pode ser a pé pelo riacho. Quer malhar um pouco a perna? Suba a duna correndo. Além da duna ser grande a areia faz com que você gaste muita força pra subir rápido. Porém a vista lá de cima compensa o esforço. O azul do alto mar, o pequeno riacho serpenteando a paisagem, o branco das dunas e o verde da vegetação nativa… é de tirar o fôlego… e ficar na memória para o resto da vida. Se o horário do passeio for ao final da tarde ou de manhã cedinho, nos dias sem muito movimento, é possível ver sagüis e algumas aves nativas.

Vamos as dicas:  Qualquer época do ano é boa para ir. Nos meses mais chuvosos (de abril a julho) o riacho fica maior. Seria interessante um horário mais cedo até antes das 9h ou depois das 15h. Com o sol mais fraco e a possibilidade de admirar mais a beleza local. E se você for daqueles que levam toda a família para a famosa “farofa com areia e carne” , pode levar tranqüilamente seu churrasco e se deliciar com o local e toda a traquinagem que a natureza fez. Ainda bem.

16 de janeiro de 2009 por dengerr

Coloque esta notícia no seu Twitter:

Comentários
 
comentar  -  imprimir  -  enviar  -  receber  - seguir no twitter - voltar

 

 

0004073

Nova pagina 1

 
    


Jovem Pan