Os motoristas estão sentindo na pele os efeitos do crescimento da frota veicular na capital sergipana. Afinal os engarrafamentos se multiplicam pelas avenidas de Aracaju, principalmente nos horários de pico, no início da manhã, das 06 às 08 horas, ao meio-dia, e no final da tarde, entre 17h30 e 19h30. Atualmente, são mais de 170 mil veículos registrados nos órgãos públicos competentes e outras 30 mil unidades compõem a denominada 'frota flutuante', aquele grupo de carros registrados em outros municípios sergipanos ou de outros Estados, que também circulam pela cidade. Ao todo, estima-se que existam mais de 200 mil veículos de todos os tipos pelas vias. Essa quantidade excessiva de carros já está prejudicando a passagem de viaturas de atendimento móvel de urgência.
O incremento da frota veicular é considerado bastante expressivo em Aracaju. Em média, entre 10 e 20 mil novos veículos somam-se ao contingente já existente. Esse total representa um acréscimo aproximado de 5 a 10% na frota por ano, segundo índices calculados pela Diretoria de Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
Por causa desse grande volume de carros e motos, a rotina dos condutores começa a ser alterada principalmente em razão das longas filas de veículos na vias. Os engarrafamentos estão se tornando parte do cotidiano dos motoristas, principalmente nos horários de rush. É o caso do servidor público, Jorge Henrique de Albuquerque Sobral, que trabalha em uma repartição pública localizada no bairro Capucho, nas proximidades do Hospital João Alves Filho. "Há mais de 20 anos eu dirijo pelas avenidas da cidade, porém agora o número de carros é muito grande. Então, se eu quiser chegar no horário no emprego preciso sair pelo menos 30 minutos mais cedo de casa", diz.
CORREIO DE SERGIPE