Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Albinismo: Definição, Mitos, Dificuldades, Preconceitos, Reivindicações.

18/8/2009

Albinos - minoria invisível luta por visibilidade

A palavra albinismo deriva do latim albus ( branco). É uma condição genética onde há um defeito na produção de melanina pelo organismo. Este defeito causa ausência parcial ou total da pigmentação dos olhos, pele e pêlos do animal ou vegetal afetado.

Estatísrtica norte- americana estima que haja um albino para cada dezessete mil pessoas, No Brasil não há números porque os albinos sao minoria praticamente invisível, que sequer consta do censo do IBGE.

Para conferir visibilidade aos albinos e suas reivindicações e problemas, o professor de inglês e literatura Roberto Rillo Bíscaro, 42, lançou em fevereiro o Blog do Albino Incoerente: http://albinoincoerente.blogspot.com/

O blog reúne todo tipo de informação disponível na rede sobre albinismo, além de relatos pessoais do blogueiro. Há espaço também para que outros albinos enviem suas histórias pessoais.

Seguindo a trilha de divulgação da causa albina, Bíscaro disponibilizou quatro vídeos no You Tube. Feitos na simplicidade caseira da câmera digital, os vídeos tratam didaticamente de temas como dificuldades, preconceito, mitos e reivindicações.

Os links para acesso sao:

Albinismo - Definição
http://www.youtube.com/watch?v=rMHXGrY5Wjg  
 
Albinismo - Mitos
http://www.youtube.com/watch?v=7DGiPu-t1ck  
 
Albinismo - Dificuldades e preconceito
http://www.youtube.com/watch?v=79sUFJgJLe0  
 
Albinismo Reivindicações
http://www.youtube.com/watch?v=GmqPHCOmCI0

 

Roberto Biscaro - albinoincoerente@gmail.com
http://albinoincoerente.blogspot.com